Categorias
Linux e Afins

Instalando o CentOS 7 em uma máquina virtual do VirtualBox

1 – Introdução

Após ter criado uma nova máquina virtual no VirtualBox, estamos prontos para instalar o nosso sistema guest. Neste caso, o CentOS 7.

O uso de máquinas virtuais nos permite utilizar múltiplos sistemas operacionais em uma única maquina real, sem a necessidade de complicadas instalações com dual boot. E principalmente, nos permite utilizar mais de um sistema operacional ao mesmo tempo.

Neste post vou demonstrar a instalação básica do CentOS 7 numa máquina virtual previamente criada.

2 – Instalando o Sistema Guest

Após a instalação do VirtualBox, vamos baixar a imagem de instalação do sistema Linux. Neste exemplo vamos adotar como sistema operacional guest a distribuição Linux CentOS. O CentOS na versão 7, está disponível apenas para arquitetura de 64bits(x86_64). Logo, sua máquina deve ter suporte a tal arquitetura, mesmo que o seu sistema operacional não tenha. Abaixo uma tabela de arquitetura do sistema guest em função do host e do sistema do host.

 
Host Sistema Host Sistema Guest
64 bits Windows de 32 bits(Win7 ou superior) CentOS de 64 bits¹
Windows de 64 bits(Win7 ou superior) CentOS de 64 bits
¹ Opção dependente de configurações de BIOS e CPU, portanto não disponível em todas as maquinas

As imagens de instalação do CentOS podem sem obtidas aqui:

http://centos.org/download/

Se deseja utilizar uma interface gráfica, não recomento baixar a imagem “Minimal ISO”, pois ela não contém os pacotes de instalação de nenhuma interface gráfica.

Após baixar uma das opções de imagem iso do CentOS, volte para o VirtualBox e selecione a maquina virtual criada. Clique em “Iniciar”, com a máquina virtual selecionada, conforme a figura abaixo.

Iniciar Máquina
Procedimento para iniciar a execução da máquina virtual

Será aberta a tela de seleção de disco de boot, Selecione a imagem .iso do CentOS previamente baixada.

Disco de Boot
Inicialização da máquina virtual solicitando um disco de boot
Boot do CentOS
Boot do CentOS selecionado

Após selecionar a imagem baixada, conforme imagem acima, clique em “Iniciar”. Neste momento será iniciado o processo de boot da máquina virtual. O processo de boot irá iniciar o processo de instalação co CentOS.

Na primeira tela, selecione “Install CentOS 7” ou apenas aguarde os 60 segundos para a auto seleção desta opção. Para selecionar use as setas “para cima” e “para baixo” do teclado, pressione “Enter” para prosseguir. O processo de instalação terá início, e em poucos instantes será aberta a tela do instalador do CentOS(aka Anaconda), conforme pode ser visualizada na figura abaixo.

CentOS Anaconda
Instalador do CentOS 7

Nesta primeira tela, selecione o idioma adequado para o seu sistema e clique em “Continuar”. Você será levado para a tela de seleção de programas e configurações da maquina, conforme figura abaixo.

Configurações do CentOS 7
Opções de configuração do CentOS 7
  • Data & Horário: Defina a localização regional que deseja utilizar para o relógio da maquina virtual.
  • Teclado: Defina a configuração de teclas de seu teclado.
  • Suporte a Idiomas: Defina os idiomas a serem utilizados na máquina.
  • Fonte de Instalação: Origem dos pacotes a serem instalados(não mexer).
  • Seleção de Programas: Defina os pacotes de aplicativos que deseja utilizar. Para utilização de interface gráfica, selecione a opção “Servidor com GUI” e a sub-opção “KDE”.
  • Destino da Instalação: Define os disco rígido e as partições onde o sistema será instalado. No nosso caso, isto ocorrerá no disco virtual da maquina, normalmente indicado como /dev/sda dentro da maquina. Apenas entre e confirme as opções definidas automaticamente.
  • KDump: Opção de depuração de erros. Pode desativar esta opção se desejar.
  • Network & Hostname: Configuração da rede e nome da máquina. Se não tem conhecimento de rede, recomendo não mexer.

Após definir as suas configurações desejadas, clique em “Iniciar a Instalação”. Neste momento o instalador inicia a instalação em segundo plano e solicita duas novas configurações a serem definidas, conforme imagem abaixo.

Configurações de Usuário
Defina um usuário e uma senha para o root

Observação: Não recomendo a utilização da maquina com o root. Além de definir uma senha para o root, também crie seu usuário de acesso.

Crie suas credenciais de usuário e defina a senha do root. Após o fim do processo de instalação em segundo plano será habilitado o botão de “Encerrar configuração”. Clique e aguarde a conclusão dos últimos passos de configuração do CentOS 7. Clique em “Reinicializar”.

Um novo processo de boot será realizado, ao final do processo, seremos levados a tela de licenciamento do sistema. Aceite os termos de licenciamento e clique em “Encerrar Configuração”.

Licença CentOS 7
Licenciamento do CentOS 7

O processo de licenciamento será encerrado e será exibida a tela de login do sistema. Agora temos nosso CentOS instalado e configurado em uma máquina virtual. Você estará pronto para usar o seu novo sistema. Utilize seu login criado para entrar no sistema.

CentOS Login
Sistema CentOS 7 rodando em uma Máquina Virtual do VirtualBox

 

Dicas:

  1. Uma vez que você clica dentro da maquina virtual, esta recebe o ponteiro do sistema, impedindo que você ponte o mouse para qualquer outro programa na maquina host. Para trazer o ponteiro novamente para a maquina host, pressione a tecla ‘Ctrl’ da direita do seu teclado.

Instale os “Adicionais para o Convidado” na maquina virtual. Assim a transição do ponteiro será automática e o hardware virtual será melhor reconhecido pelo CentOS. Melhorando inclusive os gráficos e permitindo tela cheia. Para tal siga os procedimentos de “Atualização do CentOS” e “Instalação dos adicionais para  Convidado”.

Extras:

  • Atualização do CentOS:

Abra um novo terminal e siga os passos abaixo:

# acesse o sistema como root ( digite a senha quando solicitado )
su

# verifique as atualizações disponíveis
yum check-update

# instale as atualizações
yum update -y

# reinicie a máquina
reboot
  • Instalação dos adicionais para  Convidado:

Primeiramente insira a imagem do CD de adicionais na maquina virtual. Para isso, vá no menu “Dispositivos” -> “Inserir imagem de CD dos Adicionais para Convidado…”

Adicionais para Convidado

Abra um novo terminal e siga os passos abaixo:

# acesse o sistema como root
su

# instale os pacotes requeridos
yum install make gcc kernel-headers kernel-devel patch -y

# monte a imagem iso dos adicionais
mount /dev/cdrom /mnt

# copie o executável para a pasta temporária
cp /mnt/VBoxLinuxAdditions.run /tmp/

# execute a instalação
/tmp/VBoxLinuxAdditions.run

# reinicie a máquina
reboot
*O CENTOS É UMA DISTRIBUIÇÃO BASEADA NO RED HAT ENTERPRISE

 

8 respostas em “Instalando o CentOS 7 em uma máquina virtual do VirtualBox”

Amigão, bom dia.
Onde você habilitou, na instalação, que o modo gráfico fosse disponibilizado?
Pergunto isso porque geralmente (pelo que venho pesquisando e por experiência própria) o modo gráfico não é instalado. Logo que você reinicia está em modo bash.

Agradeço desde já pela atenção e por uma possível ajuda.
Forte abraço.

Bom dia Carlos,
Normalmente entra direto na interface gráfica de instalação.
Eu utilizo a imagem “CentOS-7-x86_64-Minimal-15xx.iso”.
Pode ser que a maquina virtual que você criou não atenda as exigências minimas da interface Anaconda.
Tenta configurar a maquina com um puco mais de memória RAM. Eu costumo utilizar 1GB de RAM.

Observação que encontrei nos manuais do CentoOS 7:
Attention
At least 1024 MB RAM is required to install and use CentOS-7 (1511). When using the Live ISOs for install, 1024 MB RAM produces very slow results and even some install failures. At least 1280 MB RAM is recommended for LiveCD installs and at least 1344 MB RAM is recommend for LiveGNOME or LiveKDE installs.

Entendi. Minha VM está com 2GB de RAM.
Mas pelo que você descreveu, deve ser porque a versão que instalei não foi a minimal. Estranho pq a minimal geralmente é, como o próprio nome diz, com os mínimos recursos possíveis.
Mas vou instalar outra VM com essa versão e ver o que acontece.
Obrigado pela atenção.
Abraço!

Já descobri.
Na tela “Installation Summary” (uma espécie de Dashboard no qual pode-se configurar diversas opções, entre elas Data e Hora, Teclado, entre outros) você provavelmente alterou a opção Minimal Install em ‘Software Selection’, que vem selecionada por padrão. Pela tela de login optou pela opção Gnome Desktop que instala o terminal gráfico.
Descobri também que, com certeza, a imagem que você utilizou não foi a minimal (CentOS-7-x86_64-Minimal-15xx.iso). Fiz um teste com ela e a única opção que disponibiliza neste local que expliquei acima é a minimal, confirmando a minha suspeita no meu comentário anterior.

Fica aí o registro pra quem procura uma solução semelhante.

Forte abraço e obrigado por responder todos os meus comentários.

Que bom que conseguiu amigo… Agora que realmente compreendi sua pergunta. Eu havia entendido que a instalação estava em modo texto… Quando o que realmente você queria era instalar a interface gráfica do sistema. rs Como dizem, comi mosca.
Você está certo, a instalação minimal não inclui os pacotes de nenhuma interface gráfica. Inclusive tem esta observação no post. Apesar que é possível instalar as interfaces gráficas mesmo iniciando com a imagem minimal. Basta mudar a opção “Fonte de Instalação” para ler de um repositório (mirror) da internet. Mas neste caso é necessária uma conexão de internet ativa durante a instalação.
Obrigado pela contribuição.
Abraço

Amigos, bom dia!!!
Quando começo a instalação e coloco no quadro que quero instalar o CENTOS7, automaticamente na segunda opção entra o Linux, porém, a terceira opção o RedHat fica como 32bits e não tem a opção 64bits. O que pode ser isso? Também acontece de quando tento fazer a parte após o Iniciar a tela fica preta, faço a opção por instalar o Centos7 e fica tudo preto e para por aí, é normal, tem que aguardar mesmo? Obrigado e abraço.

Olá Luís,

Desculpe a demore de resposta, ando meio offline estes dias…
Quanto a informação que exibe na seleção do sistema operacional, não se preocupe, ela é apenas informativa. Não vai interferir na execução da maquina virtual. Apenas tenha certeza de ter baixado a imagem de instalação da versão de 64bits.
Quanto ao segundo questionamento, não é normal ficar tela preta não… se retornar da tela preto tudo ok, mas se não, tente uma imagem de instalação de outra distro, só para ver se não é algum problema específico do CENTOS no virtual box.
Boa sorte! Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *